sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia dos professores. Há o que comemorar?



       Mais uma comemoração do dia do professor se aproxima. Esperanças, anseios e responsabilidade de construir uma sociedade melhor misturam-se com o desapontamento diante das adversidades, resultantes da política educacional desenvolvida no país, que levam a desvalorização do profissional. Nesse contexto, surge a questão da viabilidade da comemoração do dia do professor.
       
       Comemorar significa trazer à memória, relembrar e festejar uma data importante. O dia 15 de outubro foi a data escolhida para lembrar e trazer de volta à memória a existência do profissional professor, que tem a grande responsabilidade na construção do conhecimento, na transformação da sociedade e na edificação de todas as outras profissões.

       Problemas básicos ainda assolam a educação brasileira, que rasteja em pleno século 21, atrapalhando o desenvolvimento do país. Falta estrutura nas escolas; reconhecimento dos profissionais; de políticas públicas voltadas, de fato, para a educação. Falta participação dos pais e familiares. Falta um sistema educacional que veja o aluno como peça fundamental.

       Apesar desse quadro, a importância do professor é inquestionável. Lutar é o único caminho para reverter a situação em favor de uma educação de qualidade e com garantias de condições dignas de trabalho para o docente. Esse profissional tem sim, o que comemorar: seu esforço diário para vencer os desafios e obstáculos, seu espírito de luta coletiva e a manutenção da esperança na educação e no país.

       FELIZ DIA DO PROFESSOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário